This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Cultivando Manjerona

MANJERONA – MARORANA HORTENSIS

Manjerona, é geralmente cultivada como erva anual, ela é um dos mais perfumadas e populares de todas as ervas. A planta é de crescimento baixo e se espalha pela área plantada, atinge uma altura entre 16 a 25 centímetros de altura. Possui folhas ovais pequenas, verde acinzentada que tem um toque aveludado.
A Manjerona pode ser facilmente cultivada a partir de sementes ou estacas. Em climas mais frios, é melhor se ela for plantada em vasos, para depois serem transplantadas ou serem mantidas dentro de casa. Sua cor faz dela uma erva usada para criar divisórias atraentes na decoração do jardim.
Folhas de manjerona pode ser usado a qualquer hora. Corte os talos das folhas no florescimento e seque para uso futuro.
Folhas de manjerona, frescas ou secas, podem ser usada como um condimento na culinária. O óleo obtido a partir das folhas é utilizado na fabricação de perfume.


Manjerona 1

Manjerona 2

Manjerona 3

Cultivando Alface Hidropônica

ALFACE HIDROPÔNICA TEM RÁPIDO CRESCIMENTO

alface hidropônica é uma cultura fácil e simples de cultivar. Ela cresce em um curto espaço de tempo e é uma excelente planta para os iniciantes.
Existem muitas variedades de alface hidropônica que você pode plantar, com uma vasta gama de sabores e texturas.
Se você é um produtor novato ou um jardineiro especialista , a alface é uma das plantas mais fáceis de cultivar em sistema hidropônico . Alfaces exigem uma quantidade relativamente elevada de água, que os torna uma planta ideal para qualquer estilo de sistema hidropônico . Na verdade, alfaces são compostas de cerca de 95 por cento de água !
O primeiro passo para o cultivo de alface em sistema hidropônico é a aquisição de sementes ou mudas. Se você vai começar o plantio de alface com sementes, recomenda-se que primeiro você  plante suas sementes embaixo de uma cúpula, sobre turfa , lã de rocha e que fornecem uma base estável para a muda crescer suas raízes . Uma vez que o segundo conjunto de folhas surgem no seu alface, eles estão prontos para serem transplantados para o sistema hidropônico.
Quando você colocar a alface no sistema hidropônico, certifique-se de deixar espaço suficiente para cada muda se transformar em uma cabeça do tamanho real do alface. Caso contrário, as plantas vão ofuscar a outra e evitar as alfaces obtenham luz suficiente. Plantas aglomeradas podem também aumentar a probabilidade de pragas ou doenças.
A maioria das variedades de alface requerem cerca de 15 a 18 horas de luz solar . O ideal é que a temperatura fique entre 17º a 23º C.
Como é uma planta de folhas , a maioria das variedades de alface exigem um local rico em nitrogênio e uma solução nutritiva com um pH entre 5,5 e 6,5 . No entanto, você deve sempre verificar os requisitos de pH e de nutrientes para a sua variedade particular de alface , bem como as recomendações do fabricante sobre os nutrientes que você precisa usar. Lembre-se manter seu reservatório sempre com água suficiente.
Em cerca de dois a quatro meses o seu alface estará pronto para a colheita ! No entanto, você pode escalonar o plantio de suas alfaces para garantir que você tenha um suprimento constante de plantas adultas .
Alface é particularmente suscetível a nematóides e pulgões . Por esta razão, é recomendado que você use um pesticida orgânico e um programa de prevenção de doenças. Joaninhas são inseto benéfico para canteiros de alfaces hidropônicas.  O óleo de Neem é um pesticida orgânico eficaz, que tem a vantagem de inibir várias doenças.
alface hidropônica 1
alface hidropônica 2
alface hidropônica 3
alface hidropônica 4
Fonte: http://www.meudedoverde.com.br/

Cabeceiras sob medida

Cabeceiras sob medida

O sucesso das camas box fez surgir um dilema de decoração: como emoldurar o móvel de um jeito charmoso e confortável? Veja os segredos de três projetos.

Tudo começa com a definição das proporções da cabeceira e isso depende do efeito que você pretende criar. "Caso a ideia seja dar amplitude ao quarto, indico um painel horizontal, cobrindo toda a largura da parede", diz a arquiteta Adriana da Riva. Já quem tem um pé-direito muito alto pode minimizar a impressão com uma cabeceira também alta. Antes da encomenda, analise as medidas (largura x comprimento x altura) do quarto, além das dimensões da cama. "Se houver espaço, opte por um painel com pelo menos 8 cm de espessura, que terá mais destaque", ensina a arquiteta Julyana Bortolotto.
Revestida de espuma e tecido


Linho cinza-chumbo (Entreposto) reveste a cabeceira de 3,70 x 1,20 m. Quadros...
Linho cinza-chumbo (Entreposto) reveste a cabeceira de 3,70 x 1,20 m. Quadros da Moldura Minuto, roupa de cama e luminárias da Blue Gardenia.

No fim da obra do apartamento, os proprietários, prestes a se casar, já se conformavam em dormir num quarto sem cabeceira. Até que a arquiteta Maria Fernanda Rodrigues sugeriu uma solução rápida. "Bolei um painel dividido em dez partes, com acabamento de espuma e linho. O resultado é uma peça almofadada que cobre toda a largura do quarto e assim contribui para alongar o espaço", explica.


Como fixar: uma estrutura de três sarrafos horizontais e seis verticais foi ...
Como fixar: uma estrutura de três sarrafos horizontais e seis verticais foi aparafusada diretamente na parede. Sobre ela, colaram-se as placas de espuma de densidade 30 e medidas 70 x 60 cm, (1,5 cm de espessura) já revestidas de tecido, também colado.

Horizontal, feita de madeira


No quarto compacto, sobraram exatos 70 cm nas laterais da cama. Criados-mudos...
No quarto compacto, sobraram exatos 70 cm nas laterais da cama. Criados-mudos laqueados e cabeceira executados pela Malta Design de Móveis.

Paredes e criados-mudos brancos, combinados à cama box, resultavam num conjunto pouco atraente. "Os moradores queriam um ambiente mais aconchegante", conta a arquiteta Carolina Haguiara, do escritório Área Arquitetura. Para aquecer o espaço, ela desenhou um painel horizontal de madeira de parede a parede. Feito de MDF, tem acabamento de folhas de curupixá tingido. Dois frisos demarcam a área da cama.


Como fixar: o painel é uma espécie de caixa de MDF de 3 x 1,10 m (espessura...
Como fixar: o painel é uma espécie de caixa de MDF de 3 x 1,10 m (espessura de 10 cm). No verso da peça, foram pregadas duas vigas horizontais de encaixe macho (no topo e a 25 cm de altura). Elas se ajustam a duas vigas de encaixe fêmea, previamente aparafusadas na parede.

Ripado para esconder a janela


As paredes receberam chapas de MDF, que foram cobertas de palha natural (Nani...
As paredes receberam chapas de MDF, que foram cobertas de palha natural (Nani Chinellato). Mesinhas de cabeceira da Quartos & Etc.

Com duas janelas no quarto, era difícil encontrar uma boa localização para a cama. Convocado a encontrar uma solução, o arquiteto Leonardo Junqueira sugeriu ocultar uma delas com dois painéis de correr de MDF ripado (93,3 cm x 1,45 m), que se abrem deslizando para as laterais. Quando unidos, eles formam uma extensão vertical para a cabeceira original da cama, que é estofada e foi embutida em uma caixa de MDF revestida de carvalho-americano.


Como fixar: uma moldura aparafusada na parede embute os painéis de correr, q...
Como fixar: uma moldura aparafusada na parede embute os painéis de correr, que são placas com ripas coladas. Caixas com a parte traseira oca compõem as bases horizontais, também aparafusadas.



Um título para uma foto sem titulo































































Atenção aos detalhes técnicos
Na conversa com o marceneiro, não esqueça as questões práticas. "Se forem necessárias instalações elétricas no painel, o profissional deve prevê-las, fazendo recortes para luminárias e tomadas", diz o arquiteto Ricardo Umada. "Também é melhor que a fixação do painel na parede seja feita por encaixe macho-fêmea ou com buchas. Isso permite retirá-lo com facilidade para o uso em outro local", afirma Gilberto Moreno, da Moreno Móveis.


Um título para uma foto sem titulo
As  várias alturas da cama box

"Cama box é uma caixa de madeira revestida de tecido e com pés, que serve de base para o colchão escolhido: de mola, espuma ou látex", explica Tathiane Barbieri, analista de marketing da Copel. Há quatro versões: comum, com gavetas, com bicama e baú. As alturas vão de 22 a 40 cm. Somando a altura do colchão, que varia de 14 cm (espuma) a 40 cm (mola), em média, chega-se até 80 cm. O pillow-top, opcional, pode acrescentar até 16 cm ao conjunto. Assim, na hora da compra, considere se a cama não ficará alta demais para o seu quarto.
Cuide bem do seu colchão
Nos jargões das lojas de colchão, One side refere-se ao modelo que tem apenas uma face útil. Em geral, eles são de mola e por isso, mais pesados. Já os Double side podem ser usados dos dois lados. Para estes últimos, é recomendada a troca de lado a cada trinta dias. Já o rodízio de posição pés-cabeça deve ser feito de quinze em quinze dias, para os dois tipos de colchão. Com isso, evita-se o desgaste das peças, pois há uma "acomodação" da superfície - de mola ou espuma - ao corpo dos usuários. "Outra boa dica para aumentar a vida do seu colchão é usar uma capa protetora. Assim, evita-se contato com a transpiração, que pode danificar mais rapidamente os materiais que compõem a peça", diz Tathiane Barbieri, analista de marketing da Copel. Na hora da limpeza, é possível usar os acessórios de estofado de seu aspirador de pó. Para eliminar ácaros, fungos e bactérias, há empresas especializadas. A Hygienitech, por exemplo, conta com um sistema de raios ultravioleta C - que simula a ação do sol - e sucção de alta potência. A máquina é usada sobre o colchão, e o serviço dura cerca de 40 minutos. Em São Paulo, custa R$ 110 para colchões de casal padrão. Segundo a empresa, a higienização dura seis meses. "Mas é recomendável repetir a limpeza a cada quatro meses se o cliente tiver alergias mais severas, como asma ou bronquite", diz Ricardo Rocco, dono da empresa.

Bolo trufado de Chocolate com Maracujá


Pão de Ló de Chocolate

Ingredientes
  • 6 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de trigo
  • 1 xícara de oleo
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher cheia de fermento
  • 1½ xícaras de leite

Como fazer
  1. Coloque os ovos inteiros na batedeira e deixe bater até que dobrem de volume e estejam esbranquiçados
  2. Acrescente o açúcar aos poucos
  3. Em uma panela aqueça o chocolate em pó, o óleo e o leite, não ferva, somente aqueça
  4. Depois deste processo acrescente aos poucos o trigo e esta mistura líquida, por último acrescente o fermento
  5. Unte a forma com margarina e no fundo forre com papel manteiga
  6. Asse em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar
  7. Receita ótima para servir com café ou chá
  8. Excelente para fazer bolos de aniversário
INGREDIENTES:
  • 1 massa de pão de ló de chocolate
  • 500 g de chocolate ao leite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de polpa de maracujá desidratado
  • 1 xícara de chantily batido
CALDA
  • 300 g de chocolate meio amargo
  • 150 ml de chantily de chocolate (sem bater)
  • Confeitos de chocolate para decorar 
MODO DE PREPARO:
CREME DE CHOCOLATE
  1. Derreta o chocolate ao leite e acrescente o creme de leite e misture até o ponto que sua consistência fique igual a um creme. Depois leve para geladeira.
CREME DE MARACUJÁ
  1. Misture o leite condensado junto a polpa de maracujá desidratado até ficar bem firme.
  2. Acrescente o chantily batido e misture até ficar com a consistência de mousse.
  3. Depois leve á geladeira.
CALDA
  1. Derreta o chocolate meio amargo e acrescente o chantily de chocolate sem bater.
  2. E misture bem até ficar bem liso e com brilho.
MONTAGEM DO BOLO
  1. Corte a massa do pão de ló em três partes, recheie a primeira parte com o mousse de maracujá, em seguida recheie a segunda parte com mousse de chocolate, leve para gelar por aproximadamente 4 horas.
  2. Desenforme o bolo e cubra com chantily e depois espalhe a calda de chocolate e decore com os confeitos escolhidos.

Probióticos

O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”. São microrganismos vivos naturalmente encontrados no intestino e que trazem benefícios ao organismo, como por exemplo a proteção contra agentes infecciosos, prevenção de doenças e a preservação da flora intestinal.
A má alimentação, problemas intestinais, uso crônico de antibióticos e laxantes podem prejudicar a flora intestinal reduzindo consideravelmente o número de bactérias probióticas no intestino. Nestes casos a suplementação e a inserção de alimentos ricos em probióticos na dieta se tornam necessárias. Saiba o que são, onde são encontrados e como incluir em sua alimentação os alimentos probióticos.

O que são probióticos?

Segundo a nutricionista e personal diet Flavia Germinari, “os probióticos podem ser definidos como microrganismos vivos capazes de beneficiar o hospedeiro através do equilíbrio da flora intestinal”.
Para Flavia, “cerca de 80ml de fonte de probióticos duas vezes ao dia (totalizando 160ml por dia), já promovem benefícios”. A nutricionista Tatiana Hirooka Guerra orienta ainda que “a dose necessária varia entre 1–10 bilhões de ufc/dose (Unidades Formadoras de Colônia – em torno de 100 milhões de bactérias probióticas)”. A maioria dos iogurtes e leites fermentados garante essa dose em cada embalagem.
Apesar do aumento da disponibilidade e do fácil acesso a esses alimentos, o consumo não deve ser indiscriminado, pois cada gênero atua de forma distinta. Abaixo você confere dez sugestões de alimentos ricos em probióticos para incluir em sua alimentação.
1. Iogurte: No iogurte o açúcar é transformado em ácido láctico através da fermentação bacteriana. Seu consumo é muito recomendado devido às propriedades nutricionais que possui e aos fermentos lácteos presentes na composição.
2. Leite Fermentado: Alimento obtido através da fermentação láctea por fermentos próprios. Na sua produção, ocorre uma diminuição do pH do leite. É considerado um alimento funcional e contém probióticos em quantidade considerável.
3. Queijo: Alimento feito a partir da coagulação do leite através de culturas bacterianas que transformam os açúcares do leite em ácido láctico, assim como ocorre no iogurte. Além de ser rico em probióticos, o queijo é um bom complemento alimentar, rico em proteína, cálcio e fósforo.
4. Coalhada: Coalhada ou leite coalhado é a parte sólida, resultante da coagulação do leite. Contribui para o equilíbrio da flora intestinal promovendo a sua regularidade. É muito rica em probióticos.
5. Chucrute: O chucrute é uma conserva de repolho fermentado. Além de ser fonte de vitamina C também tem grande quantidade de probióticos. A receita mais tradicional de preparação é a que utiliza apenas repolho, água e sal.
6. Missô: Missô é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação do arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô. Devido ao processo de fermentação também é rico em probióticos.
7. Molho shoyu: O molho shoyu é fabricado a partir de uma mistura de grãos de soja fermentados por microrganismos. Pode ser utilizado para temperar saladas e na preparação de alguns pratos.
8. Kefir: Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir é fermentado por trinta e sete tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras o que garante um alimento rico em probióticos.
9. Cápsulas Probióticas: Hoje estão disponíveis no mercado uma série de complexos ricos em bactérias probióticas. São indicados para quem tem dificuldades em inserir na alimentação os alimentos lácteos. Um ponto positivo é que as cápsulas não precisam de refrigeração. O consumo deve ser feito sob orientação médica.
10. Probióticos solúveis: Assim como as cápsulas, os probióticos solúveis também têm se tornado populares. O preparo se dá como os sucos instantâneos, basta misturar o conteúdo do sachê em 200ml de água. Prometem suprir a necessidade diária de probióticos do organismo.
Além dos alimentos citados acima, atualmente exitem estudos recentes que associam o consumo de maionese, carnes, patês, extratos de sementes vegetais e peixe ao aumento de probióticos no organismo.

Quais os benefícios dos probióticos no organismo?

Na medicina, os probióticos são usados na prevenção e tratamento de doenças. Segundo a nutricionista Tatiana, vários estudos relatam os benefícios atribuídos aos probióticos na preservação da integridade intestinal e atenuação dos efeitos de doenças intestinais, como diarréia e doença intestinal inflamatória. “Há ainda evidências de que os probióticos estimulem a resposta imunológica, na modulação de reações alérgicas, na melhoria da saúde urogenital de mulheres e nos níveis sanguíneos de lipídeos”, acrescenta.
A síntese de vitaminas do complexo B, absorção de cálcio, como imunomoduladores, a inibição da carcinogênese (tumores), a redução das concentrações de colesterol, e aumento da tolerância e digestibilidade da lactose também são alguns benefícios citados pela nutricionista Flavia.
Apesar dos muitos benefícios para a manutenção da saúde, o consumo de probióticos deve estar associado a hábitos de vida saudáveis. Converse com seu nutricionista ou médico antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação. Siga uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/

Benefícios de consumir Omelete

Alice Amaral, médica especialista em nutrologia, afirma que o omelete é uma ótima opção tanto para o café da manhã, como para o lanche da tarde. Pode ser consumido puro ou recheado, mas deve-se ter cuidado na escolha dos recheios. “É uma opção leve, altamente proteica, e que é preparado com o segundo alimento mais completo, o ovo”, diz.
Alice destaca os principais benefícios do omelete:
  • Fonte de proteína: o omelete promove sensação de saciedade e fornece os aminoácidos essenciais para a manutenção muscular, hormonal e enzimática.
  • Fonte de triptofano: aminoácido precursor da serotonina, que está associada à sensação de bem-estar e ajuda a reduzir a vontade por doces e carboidratos.
  • Fonte de ômega 3 e gorduras monoinsaturadas: são auxiliares no controle glicêmico, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras.
  • Fonte de leucina: aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura.
  • Ação antioxidante: Benefícios para o crescimento e desenvolvimento corporal, reparação cognitiva. Tem importante papel no processo de envelhecimento, proteção das células nervosas e na estimulação natural dos níveis energéticos ligados à concentração e ao desempenho.
Alice também diz que a escolha dos recheios e modo preparo do omelete são fundamentais para tornar esse alimento saudável. Caso queira preparar a receita de forma saudável, siga as dicas abaixo:
  • Não use óleo (somente óleo de coco);
  • Não acrescente farinha de trigo, se quiser use a tapioca;
  • Para o recheio escolha alimentos tão saudáveis quanto o ovo, como sardinha, peito de frango desfiado, legumes (cenoura e beterraba raladas, abobrinha, etc), vegetais (espinafre, rúcula, etc);
  • Evite acrescente derivados do leite, como queijos, ricota, iogurte;
  • Para temperar abuse das ervas, alho, cebola, curry;
  • Evite o sal e caso for usar, opte pelo sal rosa do Himalaia.
Depois dessas dicas, é interessante tentar variar a receita, assim você pode preparar esse prato simples com frequência e sem enjoar, podendo fazer opções individuais ou para comer com a família e amigos. Troque os recheios, troque o modo de preparo, inove

Almôndegas de Frango Recheadas - Sem Glúten



Receita prática, deliciosa e SEM GLÚTEN… Essas almôndegas recheadas são tudo de bom, e se você quiser pode preparar essa mesma receita e servir como aperitivo, sendo bolinho de frango, neste caso basta não servir com o molho. Bom apetite!
INGREDIENTES:
  • 350g de filé de frango
  • 1 ovo inteiro
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho triturados
  • 2 colheres (sopa) de salsinha verde picada
  • 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • Sal, orégano e pimenta do reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de requeijão
Molho de tomate:
  •  1 lata de tomate pelado ou molho de tomate
  • Fio de óleo
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • Folhas de manjericão fresco
  • Orégano, sal e pimenta do reino a gosto
  • Pitada de açúcar
MODO DE PREPARO:
1- Em uma forma antiaderente coloque pequenas colheradas de requeijão, lado a lado, e leve ao congelador enquanto prepara a receita. Reserve.
2- Processe os filés de frango no processador.
3- Em uma tigela adicione o frango processado, a cebola, o alho, o suco de limão, a salsinha verde, a farinha de mandioca, o ovo, o orégano, a páprica, o sal e a pimenta. Misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados.
4- Pegue porções de massa, abra e coloque uma porção daquelas bolinhas de requeijão que estavam no freezer no meio, e feche modelando a bolinha.
5- Siga colocando lado a lado em uma travessa levemente untada com óleo, leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja levemente dourada.
6- Enquanto isso para o molho de tomate: Em uma panela adicione um fio de óleo e refogue a cebola e o alho, na sequência adicione os demais ingredientes e deixe apurar levemente, finalizando com o manjericão.
7- Retire as almôndegas do forno e adicione na panela com o molho, misture bem e deixe esquentar em fogo baixo por aproximadamente 5- 10 minutos.
8- Sirva a seguir.

Bolo de fubá com goiabada sem glúten e sem lactose

Deliciosa e prática receita de bolo de fubá com goiabada. O grande diferencial é que esse bolo não contém lactose e nem glúten – especial para quem faz dieta com restrição ou ainda para quem tem intolerância ao glúten (celíacos) ou lactose. Aproveitem e desfrutem dessa receita!
INGREDIENTES:
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 2 ovos
  • 200ml de leite de coco
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 3 colheres (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 120g de goiabada em cubinhos
Calda de goiabada:
  • 4 colheres (sopa) de goiabada picada
  • 2 colheres (sopa) de água
MODO DE PREPARO:
1- No liquidificador bata os ovos, o leite de coco, o açúcar e o óleo. Acrescente o fubá, o coco e o amido e bata novamente até que todos os ingredientes estejam incorporados, por último adicione o fermento e bata mais uma vez.
2- Em uma forma com furo central untada com óleo e polvilhada com fubá adicione metade da massa, adicione metade dos cubos de goiabada e repita o processo.
3- Leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 45 – 50 minutos.
4- Espere esfriar um pouco e desenforme.
5- Para calda de goiabada em um potinho coloque a goiabada picada e a água, misture e leve ao micro-ondas por 1 minuto e 30 segundos. Misture bem e despeje sobre o bolo.
6- Sirva a seguir.

Probiótico, Pré-bióticos e Enzimas Digestivas


Muitos alimentos possuem a capacidade de promover benefícios ao organismo, sendo por isso chamados de funcionais. Nesta categoria estão incluídos os probióticos.





Os probióticos contêm micro-organismos vivos (lactobacilos e bifidobactérias, por exemplo), que estimulam o funcionamento saudável do intestino.
Além dos produtos industrializados, os probióticos podem ser encontrados naturalmente nos seguintes alimentos:
- Alimentos fermentados de forma caseira, como coalhada e kefir
- Alho
- Picles
- Sopa de misoshiro
- Chocolate amargo
Se consumidos de forma regular e em doses adequadas, esses alimentos reforçam o sistema imunológico, protegem o estômago, reduzem o colesterol e aumentam a absorção de cálcio pelo organismo.
O centro de comando do seu corpo está localizado no seu abdômen, determinando seu bem-estar físico e mental. Esse núcleo é tão importante que chega a ser chamado de segundo cérebro. Do que estamos falando? Do seu intestino. Por isso, é preciso ter muita atenção na hora de investir em suplementos que prometem alívios na região. Reunimos aqui três opções que você pode adotar e outras três que devem ser evitadas.

1. Saúde intestinal a longo prazo

Tome isto: probióticos

Esse é o suplemento que toda mulher deve consumir diariamente. Probióticos são compostos de bactérias saudáveis, cuja ingestão fortifica a microflora e suaviza os danos da rotina regada a stress e fast-food. Estão presentes em alimentos como banana verde, kefir, leite fermentado, alguns iogurtes e queijos, para citar exemplos. Opte por versões vivas, refrigeradas e que incluam pelo menos alguns tipos de bactéria, incluindo lactobacilos e bifidobactérias. Siga as orientações da embalagem para manutenção e consumo.

Não aquilo: prebióticos

Os prebióticos não são bactérias, mas sim alimento para elas. Esses suplementos alimentam a microflora, mas você pode obter os mesmos nutrientes com fontes vegetais, tais como oleaginosas e folhas verdes. Além disso, muitos suplementos probióticos já contam com uma cota prebiótica.

2. Contra gases e inchaço

Tome isto: enzimas digestivas

Enzimas digestivas como amilase, lipase e protease afastam o inchaço e os gases ao acelerar a quebra dos carboidratos, proteínas e ácidos graxos. São encontradas em frutas como mamão, kiwi e abacaxi e podem também ser consumidas sob a forma de suplemento (feito sob manipulação com receita médica). Como reforçam um processo natural do corpo, eles não só são efetivos como seguros.

Não aquilo: psyllium

Essa fibra gera saciedade, reduz o colesterol ruim e é laxante. Principalmente pela última característica, é usada a fim de eliminar a sensação de inchaço e os gases. Fique atenta: tomar essas cápsulas pode desencadear reações alérgicas, especialmente em quem tem problema com pólen (ou seja, milhares de mulheres). E, embora possa soar paradoxal, exagerar nas fibras agrava os sintomas da doença inflamatória intestinal (DII) e da síndrome do intestino irritável (SII).

3. Para alívio da dor

Tome isto: açafrão-da-terra

O tempero vem ganhando o posto de celebridade a favor da saúde intestinal. Estudos mostram que seu princípio ativo, a cúrcuma, tem propriedade anti-inflamatória e talvez retarde o crescimento de células de câncer de cólon. É também um curinga na redução de cólicas dolorosas. Mas vale checar com um médico ou nutricionista antes de colocar açafrão na comida para se certificar de que ele não interaja com alguma outra medicação que esteja tomando.

Não aquilo: extrato de alcaçuz

Usado durante séculos para aliviar dores de estômago e úlcera gástrica, o extrato pode apresentar alguns efeitos colaterais desagradáveis. Isso porque um de seus componentes, a glicirrizina, vem sendo associado a dores de cabeça, aumento da pressão sanguínea e problemas cardíacos.


Alerta!

Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento e não se esqueça de avisá-lo caso esteja grávida, amamentando ou tomando remédios.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More